INICIAL

CONTATO

Proerd forma mais 76 alunos em Luiziana

Sob a instrução da soldado Quézia, um grupo de 76 alunos dos quintos anos da Escola Municipal “Rita de Cássia”, no Município de Luiziana, participou do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia de formatura aconteceu no dia 1º deste mês de junho, por volta das 19h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida. O curso de três meses foi promovido pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária “Cel. Anselmo José de Oliveira”. O evento reuniu dezenas de pais e autoridades policiais e políticas da cidade.

A solenidade foi aberta com o canto, pelos presentes, do Hino Nacional Brasileiro. Após algumas formalidades, foram nominados os três alunos, cujas redações destacaram-se em retratar o objetivo do programa. Os textos foram produzidos após um total de 10 lições aprendidas pelos jovens durante o curso. Os alunos escolhidos a representar a turma foram: Luan Roberto Lima Silva (5º A), Yasmin Vitória Silva (5º B) e Henrique Jesus de Araújo Silva (5º C). O texto de Yasmin Vitória Silva foi lido na oportunidade por melhor significar o programa.

Em seguida, autoridades premiaram estes alunos, juntamente com a instrutora policial Quézia. Após uma rodada de discursos – aberta pela professora Gislaine Kehl de Carvalho, secretária de Educação do Município de Luiziana e diretora da escola “Rita de Cássia” – chegou o momento em que a instrutora Quézia e a secretária Gislaine entregaram os certificados aos formandos. O gesto objetivou a coroação do esforço desprendido ao longo de três meses de curso, realizado a fim de motivar os alunos a não somente dizer “NÃO” às drogas e à violência, como também a reforçar a autoestima dos participantes.

O encerramento, com auxílio do soldado Silva (instrutor do Proerd do núcleo de Goioerê) foi marcado pelo comprometimento dos alunos a ficarem longe das drogas e da violência. A instrutora do curso, soldado Quézia também se pronunciou. Por fim, policiais e alunos entoaram a canção do Proerd.

Na ocasião, também estiveram presentes: o prefeito, Wilson Tureck; o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Adalto Nascimento Giraldes de Almeida; o subcomandante do 11º Batalhão da PMPR, capitão Araújo; o comandante do 3º Pelotão da Patrulha Escolar, cabo Cláudio Monteiro; os soldados do Destacamento de Luiziana; além de outras autoridades, como vereadores.

SINOPSE DO PROGRAMA

Criado nos Estados Unidos em 1983, o Proerd hoje é desenvolvido em mais de 50 países. No Brasil, existe desde 1992 e atualmente acontece em todos os estados brasileiros por meio da Polícia Militar. No Paraná, o programa existe há 21 anos e já formou cerca de 1.700.000 estudantes. A iniciativa consiste no esforço cooperativo da Polícia Militar, escolas e famílias, oferecendo atividades educacionais, objetivando prevenir o uso de drogas e uso da violência entre crianças e adolescentes.

fonte: jornal do greps

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top