Um grande aparato policial foi mobilizado na manhã desta segunda-feira, no município de Luiziana, onde foram apreendidas 37 pássaros silvestres, os quais vinham sendo mantidos em cativeiro.
A megaoperação envolveu equipes da Polícia Ambiental de toda a 3ª Cia, que inclui a região de Campo Mourão e Maringá, sob o comando do capitão Alcimar. Em entrevista ao site “Luiziana Notícias”, ele disse que além da apreensões das aves, as pessoas encaminhadas para a delegacia foram autuados em R$ 23,5 mil.
No total, foram apreendidos espécies azulão, canarinhos, papagaios, trinca-ferros, sabiás, entre outros. Os agentes apreenderam também várias armadilhas e gaiolas. “O objetivo desse tipo de operação é evitar que as pessoas capturem essas aves na natureza e as mantenham em cativeiro”, disse o capitão Alcimar.
Segundo ele, todos os envolvidos responderão em processo administrativo e Termo Circunstanciado. “Essas aves serão encaminhadas para o Instituto Ambiental do Paraná para que as mesmas sejam examinadas para saber se poderão voltar à natureza ou se terão que ser encaminhados para algum criador”, disse o capitão.
A Polícia Ambiental mantém canal de denúncia, por meio do número: 181.
Fonte: Tasabendo e Luiziana notícias
Imagens: Luiziana notícias